segunda-feira, 8 de agosto de 2016

TOP 10: Temperos indispensáveis na sua cozinha

Se assim como eu você for apaixonado pela cozinha, os temperos são aqueles itens indispensáveis, faz um simples ovo mexido virar comida gourmet.

Tenho alguns itens que não fico sem, vamos a algumas opções e você me diz o que usa, já experimentou ou tem muita vontade de comprar agora.

Inicio com o mais novo queridinho aqui de casa, o SAL ROSA, tem muitos benefícios que você pode observar no link, entre eles possuir até 84 minerais importante para o corpo; ajuda a regular o sono; e regula o teor de água do corpo, precisa de mais dicas? Compre ele mais grosso e use o ralador de sal, na hora, é perfeito!

 

Experimente e me conte, tenho certeza que irá gostar deste investimento.

Tenho outro queridinho aqui em casa, vai em muitas preparações é o Lemon Pepper, no início era apenas pimenta do reino e raspas de limão, mas hoje mais apurado, pode ter variações de componentes. Combina com aves, frutos do mar, carnes vermelhas, torradas, legumes, saladas, massas, pipoca, e inclusive drinks,

Aroma e sabor divinos, experimente!



Tem um outro ingrediente especial, e que tem versões variadas, difícil de escolher a melhor, mas a Páprica, de origem húngara, onde é mais consumido, ela dá sabor, cor e diferença na sua alimentação. As principais são a doce e picante, mas a versão defumada não tem comparação.

Para a saúde é um excelente estimulante para a circulação, reduz e traz benefícios cardiovasculares, além de ação anti-inflamatória e digestiva.



Bom com batatas, carne, massas e molhos e a tradicional receita de Goulash. você resiste?

Vamos ao seguinte, Pimenta Síria, você conhece? Não? Está perdendo....

Só de abrir o vidrinho deste tempero, hummmm, perfuma minha cozinha. Você não sabe como usar? Não seja por isto listo aqui mais de 230 receitas, kkkk

Uma combinação fantástica de pimenta do reino, pimenta da jamaica, canela, cravo e noz moscada, é sucesso, e os seus convidados irão perguntar qual o segredo!


Outro parceiro do meu fogão é o Za'atar, muito usado no Marrocos, é uma combinação de mistura moída entre tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, sumagre e sal, podendo ter ainda cominho e coentro.


E o orégano? Você sabe como ele tem diversos benefícios? Não sabia? Achava só que servia para apenas embelezar uma pizza? Negativo: ajuda na prevenção da gripe, desintoxica o corpo, beneficia ossos, cuida do coração, tem ação antibactericida, é fonte antioxidante, e diminui dores menstruais. Cuida do sistema digestivo, cuida ainda do sistema imunológico, e tem ação diurética.



Minha dica, aqui, é fazer um vasinho ou canteiro na sua casa, a versão natural dele é divina e mais cheirosa!

Os 2 seguintes são totalmente indispensáveis:

Alho - quase tenho taquicardia quando escuto que alguém não curte refogadinho, aquele cheirinho que exala da panela num azeite quente fritando alho e cebola, hummmm, já dá água na boca, muito usado no Brasil, a dupla Alho+Cebola é fiel nas refeições. Além da versão natural, tem a versão desidratados, que podem incorporar pães por exemplo.



Não poderia ficar de fora o Louro, ele aromatiza ensopados, caldos, feijão, carnes e sopas. Folha desidratada que vai da marinada ao fogo, tem boa durabilidade e sabor único.

Seus benefícios iniciam na salivação, e auxílio da digestão, contribuem na prevenção da constipação, E trabalha contra a azia e inchaço.



Para fechar nosso primeiro TOP 10, a noz moscada, outro ingrediente que já vi gente virando a cara para ele, mas um molho branco temperado com ele por exemplo, é muito bem aprovado. Mas não se resume apenas nisto: pão de mel e arroz a piamontese.



Alguns de seus benefícios estão como estimulante do cérebro, e melhora a circulação sanguínea. Outra dica, não compre a moida, use na hora o mini ralador.

Mas muito cuidado, seu exagero pode causar intoxicação, com delírios, desequilíbrio motor e transtorno de personalidade.

Minhas dicas, compre a granel, pouquinho, saquinhos de 30 ou 50 gramas nestas casa de grãos, secos e molhados, mas procure um local que tenha giro de mercadoria, arranje em porta tempero, vidrinhos, etc, etiquete e coloque a data, deixe longe do vapor, e preferencialmente do sol.

Vi este video da Cátia falando do porta tempero que fez para a casa dela e achei fofa a idéia para um DYE de vocês.

E aqui algumas idéias para guardar:








Aproveite, use, e me conte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário